Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

No dia do apagão, houve suspensão do envio pela Itaipu

Transmissão de energia por uma linha ficou paralisada por 25 minutosEm relatório enviado ao Ministério Público Federal, a Itaipu Binacional informou que suspendeu por 25 minutos a transmissão de energia no dia em que aconteceu o apagão que atingiu 18 Estados.

Enquanto o blecaute foi à noite, a partir de 22h13min, a paralisação da transmissão ocorreu no início da tarde. Conforme a rádio CBN, Itaipu informou às 13h31min que houve desligamento automático da linha Ituberá-Tijuco Preto 02, com retorno 25 minutos depois.

O motivo cogitado é “descarga atmosférica”. Conforme o assessor de comunicação de Itaipu, Gilmar Piola, esse tipo de relatório é comum. No caso, disse, foi um procedimento de rotina de desligamento e religamento e não teria a ver com o blecaute.

Apesar de ter dado por encerrado o caso do apagão, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nessa segunda, dia 16, que o governo vai criar um grupo de trabalho para avaliar a possibilidade de melhorias no sistema de transmissão de energia. O grupo deverá ser formado por autoridades do setor elétrico, com coordenação do secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. Um dos objetivos, disse, é convocar os especialistas “que vêm apresentando ideias nos jornais”.

Lobão e Dilma serão convocados ao Senado

Um dia antes da divulgação do relatório que deve revelar as análises feitas nos aparelhos que medem o fluxo de energia das linhas de transmissão, o governo voltou a atribuir a um curto-circuito o apagão. Segundo boletim do Ministério de Minas e Energia, no dia do blecaute, pouco após as 22h, curtos-circuitos próximos à subestação de Itaberá (SP) provocaram o desligamento de três linhas de alta tensão que transportavam energia de Itaipu e do sistema Sul.

O Relatório de Análise de Perturbação, do ONS, servirá de base para a investigação a ser conduzida pela Aneel. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva insistiu nessa segunda que é preciso aguardar “com cautela” as investigações para que seja anunciada a causa do blecaute. A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou requerimento de convite para que Lobão e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, falem sobre as causas do apagão.

Sair da versão mobile