Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Dia de Campo em Minas ajuda produtores a tirar dúvidas sobre a crise

Especialistas orientaram sobre condução de lavouras, custos e investimentosTerminou nesta quinta, dia 12, em Conquista (MG) o 16º Encontro Técnico de Milho e Soja, considerado o maior evento desse gênero realizado no centro do país. Cerca de 3,5 mil produtores visitaram o Dia de Campo na fazenda Boa Fé, uma das mais tecnificadas do Brasil, onde 18 especialistas nas diversas áreas de produção e mercado divulgaram pesquisas e tiraram dúvidas dos produtores sobre a condução de lavouras, custos e investimentos.

Em época de incertezas, a informação é o rumo certo dos produtores que tentam entender o que vem pela frente. O Brasil é o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo ? um mercado de US$ 7,5 bilhões ?, sendo que importa 62% do que utiliza. O pesquisador da Embrapa Cerrados Djalma Martinhão explica que os produtores estão perdendo dinheiro quando esquecem a importância do calcário para corrigir o solo e melhorar a eficiência do adubo. 

? Não adianta querer economizar em calcário que custa R$ 40 a tonelada e depois ter que investir em adubo, onde o custo passa dos mil reais ? diz ele.  

O mestre em solos e nutrição de plantas Geraldo Lima incentiva a retomada de investimentos na agricultura de precisão fugir das médias e saber o que aplicar em cada lavoura dentro da propriedade. 

? A agricultura de precisão foi interpretada erradamente no passado. O produtor achava que o mapa da propriedade resolveria tudo, e não é assim. Tem que saber investir na quantidade certa e no lugar certo da propriedade ? aconselha o agrônomo.

O cenário de crise deixa dúvidas no campo. Os produtores não sabem se trata-se de uma ameaça ou uma oportunidade. Por isso as principais palestras do Dia de Campo em Conquista serviram para tentar traçar o futuro.

? Não sei onde vamos parar, como fica o custo de produção, o que vai acontecer quando chegar a hora de vender minha safra ? disse o produtor Ricardo Castilhos, de Cascavel (PR). 

O analista Andre Debastiani enxerga o lado bom da crise: uma mudança de conceito no mercado.

? Estamos agora trabalhando com fatos e não com boatos ? justifica.

Sair da versão mobile