O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Essa responsabilidade humanitária só é possível graças ao trabalhador rural, encarregado do preparo da terra, cultivo, colheita, despacho dos produtos, além da limpeza e manutenção das propriedades.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, atualmente existem mais de 30,3 milhões de trabalhadores rurais no país e hoje, dia 25 de maio, é comemorado o dia deles.
A data, instituída no Decreto de Lei nº 4.338, é também um reconhecimento ao ex-deputado federal gaúcho Fernando Ferrari, autor do Estatuto do Trabalhador Rural na década de 1960, falecido em 25 de maio de 1963.
Valorização do trabalhador rural
O dia de hoje é, acima de tudo, uma oportunidade de reconhecer e valorizar as atividades desses trabalhadores tanto no setor agrícola, como para a economia nacional e a sociedade como um todo.
Assim, o intuito é homenagear todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos e fazendas, como lavradores, agricultores, cuidadores de animais e pequenos produtores.
Além disso, trata-se de uma ocasião para refletir sobre as condições de trabalho no campo e, sobretudo, desenvolver ações e iniciativas que busquem melhorias para os trabalhadores.
De acordo com especialistas em Saúde e Segurança do Trabalho (SST), os acidentes laborais que ocorrem comumente nesta área envolvem quedas, ferimentos causados por máquinas e equipamentos agrícolas, exposição a produtos tóxicos, acidentes com animais, lesões relacionadas à manipulação de cargas pesadas, entre outros.