? Em poucas ocasiões o Dia Mundial da Alimentação teve tanto significado como neste ano, em um momento em que o rápido aumento dos preços alimentícios pode fazer aumentar o número de vítimas da fome ? disse o responsável da FAO no evento, Sidaty Aidara.
Em comunicado, a FAO destaca que “com um número de pessoas mal alimentadas que supera a casa dos 850 milhões, os elevados preços dos alimentos representam uma dificuldade maior para os que passam fome, mas também para os que estão à beira da pobreza”.
As atividades do Dia Mundial da Alimentação terão como objetivo este ano “ampliar a tomada de consciência em um esforço para reduzir os efeitos de uma climatologia cada vez mais extrema na agricultura, e o impacto dos biocombustíveis na produção alimentícia”.
Por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, a FAO abrigará uma reunião do Comitê de Segurança Alimentar Mundial, entre os dias 14 e 17 de outubro, para avaliar a atual situação alimentícia no mundo e suas implicações no futuro.
Durante o encontro, serão realizados diversos eventos especiais para tratar de forma específica do impacto dos altos preços dos alimentos sobre a nutrição, questões de segurança alimentar e as políticas adequadas para fazer frente à situação.