O objetivo do evento, idealizado pelo Inpev, é divulgar os resultados positivos e destacar o compromisso socioambiental de todos os integrantes do sistema de destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos ? agricultores, distribuidores, cooperativas, indústria fabricante e poder público ? para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.
Fazem parte das comemorações diversas atividades como concursos de desenho e redação nas escolas com etapas municipal e nacional para alunos e professores, palestras para formação e conscientização ambiental sobre os conceitos do Campo Limpo, visitação às etapas do trabalho das centrais com as embalagens vazias e atividades culturais e educativas sobre o meio ambiente. Também serão distribuídos materiais educativos.
A novidade deste ano é o lançamento do concurso voltado para professores, onde terão como tarefa criar um projeto multidisciplinar, envolvendo atividades relacionadas à proteção do meio ambiente.
Técnicos do IMA vão realizar palestras e participar de atividades em todas as cidades envolvidas: Barbacena, Manhuaçu, Monte Carmelo, Montes Claros, Patrocínio, Pouso Alegre, São Joaquim de Bicas, São Sebastião do Paraíso, Três Pontas, Uberaba e Unaí.