Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Dia de campo destaca métodos para melhorar a produção de soja

O primeiro dia da Abertura Nacional da Colheita de Soja trouxe palestras sobre o tratamento industrial de sementes e manejo nutricional de plantas. Nesta quinta, as colheitadeiras entram em campo

Henrique Bighetti, Mato Grosso do Sul
Nesta quinta, dia 26, acontece a Abertura Nacional da Colheita de Soja, na fazenda Jotabasso, em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Mas, desde esta quarta-feira (25), as movimentações foram intensas por lá. Isso porque a propriedade, considerada uma referencia na área de sementes, recebeu a primeira etapa do evento, o Dia Técnico, que trouxe informação e tecnologia para os visitantes.

Foi um verdadeiro curso a céu aberto, em uma área de mais de setenta hectares na fazenda Jotabasso. Logo na chegada, os visitantes participaram de uma palestra sobre o tratamento industrial de sementes, técnica já utilizada em mais de 50% do mercado nacional. “Foi uma forma de nós tornarmos mais tangível e mais visual um benefício muito característico no tratamento industrial, que é a fluidez. Isto vai refletir na qualidade do plantio do agricultor”, diz Eduardo Gobbo, gerente de vendas da Basf.

WhatsApp Ima5525ge 2017-01-25 at 19.47

Na palestra seguinte, o tema era sobre o manejo nutricional de plantas. Os produtores puderam ver o passo a passo para aplicar a técnica nas lavouras e os benefícios para o ciclo produtivo. “O produtor precisa fazer a análise de solo, coletando amostra de 20 a 40 centímetros para verificar o nível de nutrientes nesse solo”, conta João Eduardo Simões, especialista em produtos da Yara. “Além disso, o cliente também precisa ter o histórico das áreas, dos talhões, pois 50% da produtividade depende da nutrição adequada das plantas.”

Entre uma palestra e outra, houve tempo também para descontração. Os convidados tiveram a oportunidade de testar uma das caminhonetes mais modernas do mercado. “Tem um instrutor para acompanhar todo o trajeto, para explicar as funcionalidades das picapes, desde frenagem com ABS, teste de aceleração, inclinação de rampa e entre outros”, diz Ricardo Sette, instrutor técnico.

Veja as dicas dadas por Sette para pilotagem nas estradas Brasil afora

Durante o evento, as colheitadeiras não passaram despercebidas aos olhos dos visitantes. Já posicionadas em campo para o ato simbólico que acontece amanhã, a partir das 9h, marcando a abertura da colheita de soja, a todo o instante alguém tentava fazer uma foto. “O produtor rural desta região e de outras também, enfrentou muitas adversidades e agora é o momento que ele irá colher a safra. Amanhã é um dia especial para marcar este momento, celebrar esta fartura”, afirma Júlio, diretor conteúdo do Canal Rural.

Nesta propriedade de Ponta Porã, são 19 mil hectares, nos quais 40% serão destinadas a produção de sementes, ou 400 mil sacas, nada mais nada menos que 20% de todo o volume de sementes consumido em Mato Grosso do Sul.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile