O público do Canal Rural nesta semana mostrou mais interesse por notícias voltadas para insumos agrícolas. Dicas de adubação da Embrapa, o momento para a compra de fertilizantes e reavaliação do glifosato foram alguns dos destaques. A regularização fundiária também esteve em pauta com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o cadastro de imóveis rurais.
Confira:
1) Adubação na quantidade certa aumenta a produtividade
Nem mais e nem menos, a boa produtividade da safra passa por uma adubação equilibrada. O manejo correto do solo no período de pré-plantio da soja é fundamental para uma boa safra. Realizar a adubação e a calagem dentro da quantidade necessária e aplicar de maneira bem feita influenciam diretamente na produção final.
2) Produtor precisa agilizar compra de fertilizantes
Especialistas estão recomendando que o produtor rural não deixe para comprar os fertilizantes para a próxima safra de verão na última hora. O que está acontecendo é que o produtor de soja em Mato Grosso, por exemplo, precisa de mais sacas do grão para comprar uma tonelada de adubo, em relação a meados do ano passado. Isso tem atrasado as compras do insumo.
3) Reavaliação de glifosato tem relator definido
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nomeou o diretor Renato Porto como relator do processo de reavaliação de cinco agroquímicos: glifosato, lactofen, abamectina, carbofurano e thiran. O próximo passo é a abertura de consulta pública, de no mínimo 30 dias, para receber sugestões e contribuições da sociedade quanto aos seis ingredientes.
4) Senar oferece curso online gratuito sobre CAR
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está oferecendo em seu portal de educação a distância um curso gratuito que ensina aos produtores como preencher o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é obrigatório por lei e que está marcado para vencer em maio do ano que vem.
5) Receita publica instruções sobre cadastro de imóveis rurais
A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) instrução normativa que estabelece prazos e procedimentos para atualização do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e do Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir). O objetivo é possibilitar a integração entre esses sistemas para a estruturação do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR).