? Precisamos de reflexões como essas para que possamos elaborar e disseminar cada vez mais conhecimento ? disse o presidente da instituição, Paulo Okamotto, durante a abertura do evento.
Segundo ele, existem hoje no setor gargalos difíceis de serem resolvidos.
? Temos de ficar atentos, por exemplo, nos setores que tem fortes oscilações no mercado, como o leite e o café ? afirmou.
Okamotto anunciou que, em breve, o Sebrae, em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), irá levar gestão para as propriedades rurais, transformando-as em empresas.
O presidente ressaltou que a instituição precisa estar atenta a eventuais mudanças a serem enfrentadas pelo agronegócio nos próximos anos, como, por exemplo, o êxodo rural.
? Precisamos discutir sobre os instrumentos de mercado e de conhecimento, desenvolver estratégias, discutir políticas públicas e investir em pesquisas para podermos sair da agricultura arcaica ? afirmou.
A diretora de transferência de tecnologia da Embrapa, Fátima Deane, falou da necessidade do Sebrae e da Embrapa se aproximarem ainda mais.
? Os futuros das duas instituições devem estar mais entrelaçados ? disse.
Para o assessor especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Milton Ortolan, que esteve na abertura representando o ministro Wagner Rossi, o evento é significativo e importante para o setor.
? A Semana Sebrae de Agronegócios vem somar a outras ações que vem sendo conduzidas para o agronegócios.
Durante a solenidade de abertura do evento foi lançado o catálogo de Hortaliças Brasileiras. A publicação é resultado da parceria técnica entre Sebrae e Embrapa Hortaliças. O catálogo traz alternativas por região e por período.
? Trata-se de um produto de conhecimento, tecnologia e de forte impacto de mercado ? explicou o gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae, Paulo Alvim.