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Difusão de conhecimento no agronegócio é defendida durante semana de debates

Presidente do Sebrae diz que é preciso discutir estratégias e investir em pesquisa para modernizar o setorTrocar experiências, refletir sobre atuações e prever possíveis cenários para o setor agrícola nos próximos anos. Esses forma os principais objetivos da Semana Sebrae do Agronegócio 2010, que ocorreu até a última quinta, dia 6, em Brasília.

? Precisamos de reflexões como essas para que possamos elaborar e disseminar cada vez mais conhecimento ? disse o presidente da instituição, Paulo Okamotto, durante a abertura do evento.

Segundo ele, existem hoje no setor gargalos difíceis de serem resolvidos.

? Temos de ficar atentos, por exemplo, nos setores que tem fortes oscilações no mercado, como o leite e o café ? afirmou.
Okamotto anunciou que, em breve, o Sebrae, em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), irá levar gestão para as propriedades rurais, transformando-as em empresas.

O presidente ressaltou que a instituição precisa estar atenta a eventuais mudanças a serem enfrentadas pelo agronegócio nos próximos anos, como, por exemplo, o êxodo rural.

? Precisamos discutir sobre os instrumentos de mercado e de conhecimento, desenvolver estratégias, discutir políticas públicas e investir em pesquisas para podermos sair da agricultura arcaica ? afirmou.

A diretora de transferência de tecnologia da Embrapa, Fátima Deane, falou da necessidade do Sebrae e da Embrapa se aproximarem ainda mais.

? Os futuros das duas instituições devem estar mais entrelaçados ? disse.

Para o assessor especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Milton Ortolan, que esteve na abertura representando o ministro Wagner Rossi, o evento é significativo e importante para o setor.

? A Semana Sebrae de Agronegócios vem somar a outras ações que vem sendo conduzidas para o agronegócios.

Durante a solenidade de abertura do evento foi lançado o catálogo de Hortaliças Brasileiras. A publicação é resultado da parceria técnica entre Sebrae e Embrapa Hortaliças. O catálogo traz alternativas por região e por período.

? Trata-se de um produto de conhecimento, tecnologia e de forte impacto de mercado ? explicou o gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae, Paulo Alvim.

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