Em seu pronunciamento, Dilma garantiu que a construção de uma ponte sobre o Rio Madeira vai ligar o Acre a Rondônia. Hoje, a única via terrestre que liga os Estados castigados pelas cheias é a BR-364 que há quase um mês está parcialmente bloqueada porque a cheia do rio inundou partes da rodovia.
Dilma apontou que “é um absurdo atribuir às barragens de hidrelétricas a responsabilidade pela cheia do rio Madeira” e disse que o Brasil tem vivido fenômenos naturais muito sérios, com seca em algumas regiões e inundações em outras. Ela ainda lembrou que já foram liberados R$ 7 milhões para as famílias desabrigadas em Porto Velho.
“Estamos aqui porque parceiro não pode faltar na hora difícil. ( ) A Bolívia e a região sofreram com chuvas mais fortes em 30 anos. Isso é preocupante, mas foram reduzidas agora. ( ) Temos um desafio de garantir alimentos à população do Acre. Me preocupa a situação do Acre. Vocês não podem ficar isolados. Vamos juntos dar as mãos e garantir ligação do estado com o país”, destacou.
Neste sábado, o nível do Rio chegou a 19,12 metros.