Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Dilma decreta desapropriação de imóveis rurais em seis Estados para uso de reforma agrária

Dezenas de fazendas localizadas em Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Tocantins, Sergipe e Goiás servirão para assentamentosA presidente Dilma Rousseff decretou nesta sexta, dia 25, no Diário Oficial da União (DOU), a desapropriação de oito imóveis rurais em seis Estados para uso da reforma agrária. As propriedades somam mais de 4,7 mil hectares.

>> Leia, na íntegra, as determinações no Diário Oficial

Foram declarados como imóveis de interesse social para fins de assentamento parte do território denominado Butiá, em Rio Negrinho (SC), a Fazenda Tropical, em Paulistânea (SP), a Fazenda Eldorado, em Morro do Chapéu (BA), a Fazenda Santa Tereza II, em Silvanópolis (TO), a Fazenda Baixa do Cumbe/Jurema Branca/Lagoa dos Torrões e Cajazeira, em Poço Verde e Tobias Barreto (SE), a Fazenda Barroca Funda e outras, também em Tobias Barreto, a Fazenda Panamá/Salinas/Santa Rosa, em Panamá (GO), a Fazenda Serrote da Porteira, em Sítio do Quinto (BA).

No decreto, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) fica autorizado a promover a desapropriação dos imóveis rurais e manter as áreas de Reserva Legal, Áreas de Preservação Permanente, “de forma a conciliar o assentamento com a preservação do meio ambiente”.

>> Leia mais notícias relacionadas a questões agrárias

Na semana passada, durante a cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Brasil Agroecológico, a presidente e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, anunciaram que, até o fim de 2013, seriam publicados cem decretos de desapropriação de terras para a reforma agrária no Brasil.

Nos dias anteriores, manifestantes de trabalhadores rurais e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) fizeram protestos em vários Estados pedindo a retomada das desapropriações. Segundo eles, a presidência não havia assinado nenhum decreto de desapropriação de terra com esse fim em 2013, sendo o menor índice desde 1992, quando foram publicados quatro decretos.

De acordo com o Incra, os cem imóveis rurais a serem desapropriados até o fim do somam 200 mil hectares e devem receber aproximadamente 5 mil famílias.

Sair da versão mobile