? Não venho para enaltecer minha biografia, mas para glorificar cada mulher brasileira. Meu compromisso é honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos ? completou.
Dilma ainda fez uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e garantiu que dará continuidade ao trabalho dele.
? Venho, antes de tudo, para dar continuidade ao maior processo de afirmação que esse país já viveu nos tempos recentes, para consolidar a obra transformadora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem tive a mais vigorosa experiência política da minha vida e o privilégio de servir ao país nos últimos anos ? disse.
? Um presidente que mudou a forma de governar e ensinou o brasileiro a confiar no país. Sob a sua liderança, o povo brasileiro fez a travessia para uma outra margem da nossa história. Minha missão agora é consolidar essa passagem ? completou.
O discurso foi feito logo depois do juramento e da assinatura do termo de posse no plenário da Câmara dos Deputados. Dilma discursou na presença dos presidentes do Congresso, José Sarney (PMDB-AP); da Câmara, Marco Maia (PT-RS); do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso; e de demais integrantes da Mesa do Congresso Nacional.
Depois do Congresso, Dilma Rousseff segue para o Palácio do Planalto, onde recebe a faixa presidencial de Lula.