Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Dilma diz que vai rever Índice de Produtividade Rural

Mudança foi uma das promessas de Lula na campanha eleitoral de 2002; durante seus oito anos de governo, porém, os índices não foram revistosA presidente eleita Dilma Rousseff disse nesta quarta, dia 3, que pretende rever o Índice de Produtividade Rural, uma antiga reivindicação do Movimento dos Sem-Terra (MST). Ela ressalvou, no entanto, que a decisão será de ordem técnica, com base em um estudo encomendado à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

? No nosso governo, o presidente Lula pediu para a Embrapa fazer uma avaliação e definir o que a Embrapa considerava tecnicamente correto. Vou avaliar esses dados ? disse Dilma.

Ela repetiu o que havia dito há um ano, durante um colóquio promovido pelo PT com movimentos sociais, quando foi cobrada a respeito do confronto então existente entre as pastas da Agricultura, que defendiam os interesses dos ruralistas, e do Desenvolvimento Agrário, identificadas com os pequenos produtores e os sem-terra.

A mudança dos índices atuais, elaborados em 1980, foi uma das promessas de Lula na campanha eleitoral de 2002. Em oito anos de governo, porém, ele não cumpriu o prometido. Sob pressão da bancada ruralista no Congresso, constituída em grande parte por parlamentares do PMDB, e dos dois ministros que ocuparam a pasta da Agricultura no período, Roberto Rodrigues e Reinhold Stephanes, ele manteve os números.

A declaração de Dilma foi bem recebida pelo presidente da Sociedade Rural Brasileira, Cesário Ramalho da Silva.

? Temos acompanhado o trabalho do pesquisador Eliseu Alves, da Embrapa, que considera as modernas técnicas de produção, encara a propriedade rural como unidade de negócios e avalia o mercado, em vez de utilizar apenas os conceitos de terra e trabalho, como vinha sendo feito ? afirmou.

Silva também elogiou as declarações da presidente eleita sobre a necessidade de melhorias nos assentamentos rurais já existentes.

? É fundamental garantir para o assentado e o agricultor familiar uma renda monetária. Temos de fazer uma revolução no sentido de transformar os agricultores em proprietários, fazer com que seus filhos tenham acesso à educação de qualidade ? garantiu Dilma.

Sair da versão mobile