No lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012 em Francisco Beltrão (PR), ocorrido nesta terça, dia 12, a presidente destacou que o ex-titular do Palácio do Planalto foi um “grande defensor” da agricultura familiar e salientou que, desde 2003, são dados “passos e mais passos” em direção a uma política que cada vez mais contemple os interesses dos agricultores familiares.
? Eu queria reconhecer em público no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva um grande defensor da agricultura familiar . Eu recebi uma herança bendita no que se refere a toda política de desenvolvimento familiar e de toda a atividade agropecuária do Brasil ? afirmou a presidente durante cerimônia.
Leia a íntegra doPlano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012
A presidente ressaltou ainda que a agricultura familiar na região Sul do Brasil é um “exemplo para o resto” do país.
? De como é possível ter na agricultura familiar uma produção que prime pela qualidade e também pela capacidade de elevar a renda de todos aqueles que nela participam ? disse.
O evento também contou com um discurso gravado do diretor da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano, que destacou que é a primeira vez que discursa em um evento brasileiro desde que foi eleito para o cargo. Ele parabenizou a presidente pela iniciativa e defendeu que não pode haver hoje segurança alimentar sem o apoio à agricultura familiar.
? A agricultura familiar é um conceito que vem evoluindo, sendo hoje parte de uma grande solução ? frisou.