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Dilma lança Plano Safra da Agricultura Familiar na terça

Ministra Kátia Abreu já havia divulgado que Plano Safra para produção empresarial será lançado no dia 4 de maio

Fonte: Carlos Alberto/Imprensa (MG)

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 será lançado pela presidente Dilma Rousseff na próxima terça-feira, dia 3, no Palácio do Planalto, em Brasília. A informação foi divulgada nesta quarta, dia 27, em comunicado da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, já havia divulgado um dia antes que Plano Safra para a agricultura empresarial desta temporada seria divulgado no dia 4 de maio, também contando com a presença da presidente. 

Parlamentares e representantes de associações de produtores se queixam de não conhecer o conteúdo do programa e temem não haver continuidade com possível transição do governo.  O vice-presidente da Federação da Agricultura de Goiás (Faeg) e presidente da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja-GO), Bartolomeu Braz, por exemplo, lamentou que a ministra não tenha “trocado mais ideias” sobre o Plano Safra. Segundo ele, seria necessário ouvir mais proposições num momento politicamente conturbado como o atual. 

Por outro lado, antecipação do lançamento é bem recebida por representantes de instituições financeiras e fabricantes de máquinas agrícolas. Para o diretor de Empréstimos e Financiamentos do Bradesco, João Carlos Gomes da Silva, a antecipação do plano sinaliza a continuidade no programa de financiamento agrícola.  “É muito positivo, porque não tem a parada, dá segurança e não deixa o produtor sem saber o que vai acontecer”. 

Já o vice-presidente para a América Latina da New Holland, Alessandro Maritano, disse que o lançamento antecipado melhora a perspectiva para o setor de máquinas agrícolas. 

“A razão pela qual o plano vai ser anunciado antes importa pouco para nós. Em 2015, o plano foi lançado em junho e aquele mês ficou com buraco para os financiamentos e prejudicou os negócios. O quanto antes a gente souber qual será a perspectiva futuro, melhor, sobretudo aos clientes”, afirmou Maritano.

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