A solenidade foi coordenada pelo presidente do Congresso, senador José Sarney, e contou com a presença dos ministros Cézar Peluso, do Supremo Tribunal Federal, e Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral.
Assim como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez no primeiro mandato, a presidente Dilma Rousseff veio ao Congresso Nacional participar da cerimônia de abertura dos trabalhos no legislativo. Em mensagem, pediu aos parlamentares apoio para evitar tragédia como a do Rio de Janeiro, falou sobre o compromisso de erradicar a miséria e de uma proposta de reajuste do salário mínimo.
?Encaminharei ao Congresso Nacional uma proposta de política de longo prazo de reajuste do salário mínimo. A manutenção de regras estáveis, que permitam ao salário mínimo recuperar o seu poder de compra é um pacto deste governo com os trabalhadores ? disse Dilma.
A presidente defendeu ainda da necessidade de fazer reforma política e tributária. Porém, para a oposição, o discurso não trouxe novidades.
? A maioria das declarações foram vagas, pouco precisas. Quer dizer, em relação à reforma tributária, não vi nada; reforma política, menos ainda; a questão do salário mínimo, uma dispersão. Eu acho positivo o fato de ela ter vindo aqui ? avaliou o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE).