Dilma será substituída por Erenice Guerra, que terá uma função mais técnica na Casa Civil. A administração do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ficará a cargo de Mirian Belchior, secretária executiva do programa na Casa Civil. Outra mulher que assumirá cargo no ministério é Izabella Teixeira, secretária executiva da pasta do Meio Ambiente.
Conforme a legislação eleitoral, qualquer funcionário público que quiser concorrer a um mandato eletivo no pleito de outubro deve se desincompatibilizar do cargo seis meses antes.
A data-limite para a desincompatibilização seria o próximo sábado. Mas diante do feriado da Sexta-Feira Santa, o presidente preferiu antecipar a saída dos futuros candidatos e convocou para esta quarta, dia 31, um ato de despedida coletiva no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
Os ministros se unirão a Tarso Genro (ex-titular da pasta da Justiça), que renunciou em fevereiro para começar a preparar sua campanha como candidato a governador do Rio Grande do Sul pelo PT.
A maioria dos cargos que ficarão vagos a partir desta semana será ocupada pelos secretários executivos.