Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Dilma Rousseff anuncia melhorias para as mulheres do campo durante Marcha das Margaridas

Presidente anunciou ampliação do acesso ao Pronaf e destinação de 5% do orçamento do PAA para compra de produtos de organizações compostas por mulheresDesde segunda, dia 15, em Brasília, as trabalhadoras rurais de todo o país que participam da quarta Marcha das Margaridas se encontraram nesta quarta, dia 17, com a presidente Dilma Rousseff. Ela anunciou ampliação do acesso ao Pronaf, a destinação de 5% do orçamento do Programa de Aquisição de Alimentos para a compra de produtos de organizações compostas por mulheres, além de melhorias em saúde e educação.

Em meio a mais de 70 mil trabalhadoras estava a agricultura Constância Cesária, que veio do interior do Espírito Santo. Com a ajuda da família ela cultiva banana, laranja e café em uma pequena propriedade. O pedido para a presidente era um só.

? Nós estamos precisando de preço, tudo o que a gente planta não tem valor ? lamentou Constancia.

É a mesma reclamação de Janete Eger, que viajou mais de dois mil quilômetros de Crissiumal, no Rio Grande do Sul, até a capital federal.

? Eu acho que está faltando muito apoio e incentivo para todas as áreas. Principalmente do leite, que é o que a maioria trabalha ? disse Janete.

As comitivas vindas de todos os Estados tomaram a Esplanada do Ministérios e o gramado do Congresso Nacional.

? Ela é protagonista, ela produz, ela lida com a terra, lida com os filhos, lida com a comunidade e com a cultura. Creio que a marcha está trazendo essa visibilidade à tona para a sociedade brasileira ? observou Alberto Broch, presidente da Contag.

A presidente Dilma Rousseff fez questão de ir até o local onde estão acampadas as agricultoras para anunciar medidas. Entre elas, a destinação de 5% do orçamento do Programa de Aquisição de Alimentos para a compra de produtos de organizações compostas por mulheres.

O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural será ampliado, assim como o acesso ao Pronaf Mulher. Os novos contratos de Assistência Técnica e Extensão Rural deverão garantir participação de no mínimo 30% de mulheres entre os beneficiados.

As campanhas nacionais de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo de Útero serão estendidas à zona rural. E o governo promete ainda a construção de 16 unidades básicas de saúde fluviais. Além de ações de combate à violência e melhora da educação rural.

Sair da versão mobile