Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Dilma Rousseff comemora Natal com catadores de material reciclável em São Paulo

Evento, transformado em tradição pelo ex-presidente Lula, reuniu cerca de mil pessoasA presidente Dilma Rousseff participou de comemoração de Natal com catadores de material reciclável e moradores em situação de risco de São Paulo, nesta quinta, dia 22. Ela disse ter "herdado" o evento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que transformou a celebração em tradição anual. O evento, no Sindicato dos Bancários, reuniu cerca de mil pessoas. Representantes do setor ressaltaram a publicação do decreto que regulamenta a concessão de crédito presumido no Imposto sobre Produtos Indu

Conforme o texto, as empresas podem ter isenção do IPI, caso adquiram resíduos sólidos para utilizar em matérias-primas ou produtos intermediários na fabricação seus artigos. Essa aquisição poderá ser feita de cooperativas com pelo menos 20 catadores.

Dilma assistiu a um desfile de roupas confeccionadas com material reciclável e recebeu os agradecimentos do setor por ações como a campanha “Separe seu lixo e acerte na lata”, que foi veiculada nacionalmente em 2011. Ela orienta a população a fazer a distribuição correta de resíduos, divididos nas categorias plástico, orgânico, metal, papel e vidro. Além disso, destacaram o projeto Logística Solidária, que destinou R$ 26 milhões para aquisição de caminhões, capacitação e assistência técnica.

A indústria da reciclagem movimenta no país R$ 8 bilhões por ano, conforme informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Quase um milhão de pessoas dependem diretamente da atividade. Outro programa do governo comemorado pelos catadores é o Plano Brasil sem Miséria, que tem como um de seus objetivos a inclusão de 280 mil catadores em ações de fortalecimento de cooperativas e abertura de vagas de emprego no setor.

Sair da versão mobile