Conforme o texto, as empresas podem ter isenção do IPI, caso adquiram resíduos sólidos para utilizar em matérias-primas ou produtos intermediários na fabricação seus artigos. Essa aquisição poderá ser feita de cooperativas com pelo menos 20 catadores.
Dilma assistiu a um desfile de roupas confeccionadas com material reciclável e recebeu os agradecimentos do setor por ações como a campanha “Separe seu lixo e acerte na lata”, que foi veiculada nacionalmente em 2011. Ela orienta a população a fazer a distribuição correta de resíduos, divididos nas categorias plástico, orgânico, metal, papel e vidro. Além disso, destacaram o projeto Logística Solidária, que destinou R$ 26 milhões para aquisição de caminhões, capacitação e assistência técnica.
A indústria da reciclagem movimenta no país R$ 8 bilhões por ano, conforme informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Quase um milhão de pessoas dependem diretamente da atividade. Outro programa do governo comemorado pelos catadores é o Plano Brasil sem Miséria, que tem como um de seus objetivos a inclusão de 280 mil catadores em ações de fortalecimento de cooperativas e abertura de vagas de emprego no setor.