Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Dilma veta emenda de Heinze contra emplacamento

Emenda previa que tratores agrícolas fossem sujeitos ao registro, mas ficassem dispensados de licenciamentoA Presidente Dilma Rousseff vetou a emenda 66/2014 à Medida Provisória 656, de autoria do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS), que previa o fim da exigência de emplacamento de tratores e máquinas agrícolas. O veto foi publicado nesta terça, dia 20, no Diário Oficial da União (DOU).

A emenda já havia sido aprovada no Congresso, na Câmara e no Senado. O texto propunha que tratores agrícolas fossem sujeitos ao registro caso transitem em vias públicas, à exceção de vias rurais; mas que fiquem dispensados do licenciamento, sob a justificativa de que o setor rural brasileiro “já é fortemente onerado” e que demais despesas teriam a função de aumentar a arrecadação e os custos de produção dos alimentos.

veto foi justificado pela afirmação de que a emenda retoma um “mecanismo similar ao vetado anteriormente”. Conforme o DOU, “o Poder Executivo reapresentará sua proposta sobre o tema, que simultaneamente assegura a simplificação das exigências legais para a circulação de maquinário agrícola em vias públicas e garante a segurança do tráfego nessas vias”.

O Congresso Nacional tem prazo de 30 dias, a partir de fevereiro, para analisar a decisão. Serão necessários, pelo menos, votos de 257 deputados e de 41 senadores para derrubar o veto. 

A exigência de emplacamento está adiada até o final de 2016, pela Resolução 513 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Sair da versão mobile