Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diretor do Centro de Economia Mundial da FGV descarta risco de recessão no Brasil em 2009

Carlos Langoni prevê desaceleração forte nos investimentos, mas ainda assim acredita que o país crescerá acima da média mundialO Brasil vai sofrer um processo de desaceleração em seu ritmo de crescimento no próximo ano, principalmente pela onda de incertezas que leva investidores e consumidores a adiar gastos e investimentos na capacidade produtiva, mas não vai "mergulhar num abismo recessivo". A avaliação é do diretor do Centro de Economia Mundial da Fundação Getulio Vargas (FGV), Carlos Langoni.

? Vai ser  uma desaceleração forte. Mas, eu diria que, em termos relativos, o Brasil ainda vai estar bem na fotografia, porque vamos crescer provavelmente acima da média  da maioria dos países da América Latina, que vão sofrer forte contração, como o México, a Venezuela e a própria Argentina. Vamos ficar acima da média de crescimento mundial, que deve ser em torno de 2% ? disse.

A desaceleração será  provocada também pelo contágio das restrições de crédito, que está mais escasso e caro,  e  pela queda do preço das commodities (produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado internacional), que já está afetando setores importantes da economia, como o de mineração, e  alguns setores exportadores, disse Langoni.

Ele acredita que o país vai cair de um pico de quase 7% no terceiro trimestre de 2008 para algo em torno de 3% em 2009. O grande desafio, na sua opinião, é o Brasil se preparar para sair o mais rápido possível da crise.

? Ou seja, voltar a crescer acima da economia mundial e mostrar sinais de recuperação ? concluiu.

Sair da versão mobile