Intini assumirá o comando da Diretoria de Política Agrícola e Informações (Dipai). O novo diretor é engenheiro agrônomo e já atuou no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDA) e no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Ele chega à Conab com o aval da ministra titular do MDS, Tereza Campello, e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Intini era, até agora, assessor para assuntos agrícolas na liderança do PT na Câmara.
Suspeito de corrupção
Porto é suspeito de envolvimento em corrupção. Ele foi investigado pela Operação Agro-Fantasma, da Polícia Federal, que deflagrou o desvio de recursos públicos oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A fraude deflagrada pela operação, que iniciou em 2011, consiste na simulação de produção e entrega de alimentos feitas pela Conab em diferentes cidades. Ao todo, houve 58 indiciamentos pelos crimes de apropriação indébita previdenciária, estelionato, formação de quadrilha, falsidade ideológica, ocultação de documento, peculato e emprego irregular de verbas públicas. As investigações apuraram que funcionários da Conab e associações de produtores rurais estariam desviando recursos destinados ao PAA, que faz parte do programa Fome Zero.
O PAA envolve os ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Agrário. Em 10 anos, três milhões de toneladas de produtos foram compradas de agricultores familiares. Para a safra 2013/2014, o governo pretende investir mais de R$ 1 bilhão PAA.