Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diretor da Gates Foundation avalia potencial brasileiro para colaborar com metas do G20 em visita ao país

Entidade quer conhecer experiências brasileiras na área agrícolaO ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, recebeu nessa segunda, dia 1°, em Brasília, o diretor de Desenvolvimento Agrícola da Bill & Melinda Gates Foundation, Sam Dryden, que veio ao Brasil para avaliar áreas potenciais de colaboração para o alcance das metas acordadas por líderes e ministros da Agricultura do G20.

Fundada pelo presidente da Microsoft, Bill Gates, a Gates Foundation tem como foco a melhoria das condições de vida de pessoas carentes, especialmente em países em desenvolvimento com problemas de extrema fome e pobreza. A entidade apoia projetos de assistência a países africanos e, nesse sentido, tem interesse em conhecer a experiência brasileira na área agrícola.

Wagner Rossi mencionou ações de incentivo do governo brasileiro aos pequenos, médios e grandes produtores. Falou, ainda, sobre a formação de estoques, pela Conab, para a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e para situações de grandes catástrofes. O ministro também destacou o importante papel da Conab no apoio à agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos.

? O principal problema enfrentado pelos pequenos produtores é a comercialização ? destacou.

O dirigente da Gates Foundation pediu uma maior participação do Brasil na assistência à África e Wagner Rossi citou, como modelo, a cooperação trilateral Brasil/ Japão/ Moçambique, para o desenvolvimento de grãos naquele país africano. 

A pedido do atual presidente do G20, o presidente da França, Nicolas Sarcozy,  a Gates Foundation está elaborando um relatório de desenvolvimento financeiro a ser apresentado aos chefes de governo no próximo encontro do G20 em Cannes, em novembro de 2011.  Como Wagner Rossi representou o Brasil na reunião do G20 agrícola em Paris, em junho, Dryden quis ouvi-lo sobre a possibilidade de novos programas de cooperação internacional com o Ministério e com a Embrapa.

Sair da versão mobile