Com isso, a carteira segue composta pelos seguintes papéis: Sadia (SDIA4), Perdigão (PRGA3), JBS Friboi (JBSS3), Cosan (CSAN3), Marfrig (MRFG3), SLC Agrícola (SLCE3), Laep (MILK11), São Martinho (SMTO3), M.Diasbranco (MDIA3) e Minerva (BEEF3).
Juntas, estas empresas representam cerca de 90% do setor do agronegócio na Bovespa, quando se considera a quantidade de negócios no mercado à vista e o volume financeiro movimentado nos últimos três meses (média móvel). Além disso, a carteira teórica do ICR tem validade de quatro meses, nos mesmos moldes adotados no Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo.
Metodologia do ICR
O Índice Canal Rural, em vigor desde março deste ano, foi criado com objetivo de acompanhar o desempenho do setor de agronegócio na Bovespa. O universo de empresas do agronegócio foi definido com base na classificação de consultorias e nas considerações de analistas do setor.
A partir deste universo, é tomado como base o critério utilizado para o cálculo do Ibovespa, de negociabilidade do papel (IN, definido abaixo), que permitiu obter o peso de cada empresa no setor. O próximo passo é selecionar as 10 companhias mais representativas.
IN = RAIZ (Quantidade de negócios da empresa/Total de negócios do setor) * (volume financeiro da empresa/volume financeiro total do setor)
Participação no Índice Canal Rural
Sadia S/A – 32,27%
Perdigao – S/A 24,74%
JBS – 20,58%
Cosan – 10,97%
SLC Agricola – 3,16%
Marfrig – 2,92%
Laep – 2,13%
Minerva – 1,37%
Sao Martinho – 1,23%
M. Diasbranco – 0,63%
O último passo para calcular o índice foi a criação de links com as cotações dos papéis em tempo real que, multiplicadas pela participação no índice, permitem obter a variação do Índice Canal Rural. O Índice Canal Rural foi elaborado pela equipe econômica da Agência Dinheiro Vivo, em parceria com o Canal Rural.