Vendedores estão cautelosos em realizar novos negócios e seguem com as atenções voltadas à colheita e cumprindo contratos
Os preços da soja em grão caíram com força no mercado interno na última semana. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a pressão veio do avanço da colheita em muitas regiões brasileiras, da desvalorização do dólar – que reduz a paridade de exportação – e também das quedas nos preços dos derivados, que têm reduzido as margens de esmagadoras.
Neste contexto, vendedores estão cautelosos em realizar novos negócios e seguem com as atenções voltadas à colheita e ao cumprindo contratos, enquanto muitos compradores têm recebido o grão de negociações antecipadas, o que torna a liquidez interna baixa.
No campo, chuvas interromperam as atividades em várias regiões, exceto no Norte e no Nordeste, mas a colheita desta temporada está mais adiantada que há um ano. O avanço da colheita e o bom volume de contratos antecipados, por sua vez, têm feito com que as exportações comecem a ganhar ritmo.
Com informações do Cepea