Duplicação da BR-060 inicia com previsão de investimento de R$ 1,3 bi

Trecho de 300 quilômetros deve ser concluído em três anosIniciada a duplicação da rodovia BR-060, considerada a mais importante de escoamento da produção agrícola do sudoeste de Goiás. A obra vai custar R$ 1,3 bilhão. Um trecho de quase 300 quilômetros deve ficar pronto em três anos.

O movimento de veículos é intenso na BR-060, que inicia em Brasília e liga os Estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, tem pista simples na maior parte do percurso, o que torna o tráfego lento e arriscado. O trecho sem duplicação liga a capital goiana a vários municípios de economia baseada na agropecuária. Toda a produção do sudoeste do Estado usa o movimentado e perigoso corredor logístico. Os acidentes fazem parte de uma estatística preocupante.

? Nós já vimos muito acidente, muita gente morta ? conta o caminhoneiro Carlos Dias.

Recentemente, o trecho de 220 quilômetros entre Goiânia e Rio Verde foi reformado e algumas mudanças foram feitas, como a construção de terceira pista em pontos de subida para melhorar o fluxo. Nenhuma das ações conseguiu reduzir o tráfego intenso nem diminuir os acidentes. A duplicação, planejada há sete anos, começa a sair do papel. As máquinas já iniciaram o trabalho num trecho de 30 quilômetros entre Goiânia e o município de Guapó.

A obra, autorizada pelo Ministério dos Transportes, vai ser executada por cinco consórcios formados por 12 empreiteiras. A previsão é de que o trecho de 288 quilômetros entre Goiânia e Jataí, no extremo sudoeste goaino, esteja duplicado em três anos. É prevista também a construção de seis viaduto e o orçamento está calculado em R$ 1,3 bi. Os recursos devem sair do PAC 2. Quem usa constantemente a BR-060 ficou animado com o início do serviço.

? A duplicação da estrada vai ser fundamental, vai facilitar o escoamento de grãos e evitar os acidentes. Muitos acidentes têm acontecido na BR e com a duplicação acredito que vá diminuir ? diz o caminhoneiro Paulo Roberto Branco.

? Está obra já era esperada por muito tempo, pois a BR tem muito trânsito de caminhões. Então para nós, que transitamos com carro pequeno, é muito melhor transitar por via própria. Isso possibilitará melhor segurança, para nós e até para nossos companheiros de estrada ? informa o empresário Leonardo Miranda.