Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

'É consenso que mudança climática decorre da ação humana', afirma especialista

O professor Celso Grisi avalia o cenário de severa seca e geadas que causaram prejuízos à agricultura no Brasil, além de "eventos extremos" em outras partes do mundo

O professor Celso Grisi avalia o cenário de severa seca e geadas que causaram prejuízos à agricultura. Também comenta as enchentes que mataram mais de 200 pessoas na Alemanha e na Bélgica e as queimadas nos EUA e no Canadá. Os desastres climáticos, além de perdas econômicas, têm causado mortes ao redor do mundo. No Brasil, as culturas mais afetadas foram o milho, a cana e o café. Confira a análise do especialista:

“Estamos num consenso entre cientistas de que esses eventos como o frio, calor e chuvas excessivos são todos decorrentes da ação do Homem sobre o planeta. Então o clima vem sendo comprometido. Em primeiro lugar, o problema do dióxido de carbono, que aparece sempre com a queima de combustíveis fósseis. Imagine o quanto um avião polui quando sai de São Paulo e vai até Nova Iorque”, observa Grisi.

“Além disso, temos uma série de eventos industriais que emitem uma quantidade enorme de CO2 e outros gases, como o metano, provocando o aquecimento global, assim como o desmatamento, que não é um fenômeno só brasileiro. Ele também se deu na Sibéria, Rússia, Canadá, EUA, África — o problema do desmatamento é seríssimo. No Brasil, temos que tratar isso no Cerrado e na Amazônia, mas não é só no Brasil que isso acontece”, acrescenta o professor.

“Nós já estamos mostrando que a contribuição da agricultura é positiva. A pecuária, com as novas pesquisas da Embrapa, também — nos sistemas em que se faz o boi verde, sem confinamento. Nós estamos agora diante dessas geadas, que vão afetar o preço das frutas e verduras nos próximos 40 dias, além de comprometer muito a nossa produção de milho, cana, café, etc.”, conclui.

Sair da versão mobile