O Canal Rural transmite ao vivo, diretamente de Mato Grosso, o maior evento da sojicultura brasileira a partir das 10h
Daniel Popov, de São Paulo
O município de Sinop, em Mato Grosso, está preparado para receber a Abertura Nacional do Plantio de Soja da Safra 2016/2017, que reunirá produtores, autoridades e pesquisadores para debates sobre toda a cadeia produtiva. O evento, que começa às 10h (Brasília), desta quinta-feira, faz parte do Projeto Soja Brasil, realização do Canal Rural e Aprosoja Brasil que leva capacitação e informação técnica aos produtores de soja do país.
Esta importante etapa, que tem como tema central “Os custos de produção”, contará inclusive com a presença de autoridades como Neri Geller, secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rui Prado, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) entre outros.
Veja a programação completa
Os presentes participarão de painéis sobre técnicas de produção para redução de custos. Destaque para as palestras sobre “Agricultura Fermentativa”, do engenheiro agrônomo, Cassiano Ricardo Niero Mendes, “Técnicas de Rochagem”, do geólogo Éder Martins, pesquisador da Embrapa, Quanto custa para produzir soja”, liderado por Daniel Latorraca, do Imea, além do “Aspectos econômicos de sistema ILPF”, do pesquisador da Embrapa Júlio César Reis.
Assim que iniciar o evento, os comentários e dúvidas sobre as palestras podem ser enviados através do WhatsApp do Canal Rural (11) 9-8524-0073.
A escolha de Sinop não foi por acaso, já que a região se tornou recentemente o polo da nova fronteira agrícola do estado, com rotas de exportação saindo pelo Norte do país, segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Endrigo Dalcin. “A região sofreu muito com a logística no passado e hoje reverteu isso, valorizando-se sensivelmente”, afirma o executivo. “Por isso, achamos muito importante a escolha de Sinop para a abertura do plantio brasileiro.”
Lembrando que a transmissão ao vivo começará as 10h através do link abaixo:
Transmissão ao vivo
O Projeto Soja Brasil tem realização do Canal Rural e Aprosoja Brasil com coordenação técnica da Embrapa. O evento tem patrocínio de Basf e Mitsubishi. O apoio de eventos é da Yara Fertilizantes, com apoio Institucional do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass) e Comitê Estratégico Soja Brasil. A consultoria é do Safras & Mercado e Somar Meteorologia. Em Mato Grosso, o Canal Rural e a Aprosoja Brasil tem como parceiro realizador o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o apoio local da Aprosoja-MT e do Sindicato Rural de Sinop.