Economia de Brasília é impulsionada pela produção rural

Capital do país é uma referência no agronegócioAos 50 anos, Brasília chama a atenção não apenas por ser o centro das decisões políticas, mas por ter uma economia dinâmica. Boa parte, curiosamente, impulsionada pela produção rural. Trata-se de um Distrito Federal que poucos brasileiros conhecem: ao invés do concreto, o verde.

O trabalho de mãos calejadas transformou a capital do país em uma referência no agronegócio. No local, o rendimento das lavouras de trigo é superior a quatro mil quilos por hectare, 60% acima da média nacional. A soja também é um sucesso. Na última safra, os agricultores conseguiram uma produtividade 21% maior do em outras regiões do país.

? Eu me sinto realizado e feliz por ter conseguido vencer todos esses obstáculos e fazer parte também da história de Brasília ? diz o agricultor Renato Triacca.

A pecuária também se desenvolveu na área de 125 mil hectares do Programa de Assentamento Dirigido (PAD-DF).

O progresso foi tanto que não demorou para que empresas fossem atraídas à região. Atualmente, a região possui frigoríficos, indústrias de sementes, de laticínios e moinhos de trigo.

A produção é individual, mas para ganhar força na hora de negociar, os produtores criaram uma cooperativa e um moinho, para onde vai todo o trigo das lavouras.

De lá saem 45 toneladas de farinha por dia. O destino são padarias, restaurantes e supermercados ? não só de Brasília, mas também cidades de Goiás e Minas Gerais. O trabalho e a visão de negócio não param.

? A gente produz sementes para a Embrapa. As variedades desenvolvidas pelo Centro-oeste é a gente que produz para a Embrapa ? explica o responsável pelo moinho, Leandro Maldaner.

Em meio às lavouras, surgiu uma vila, um parque de exposições e até um Centro de Tradições Gaúchas. É nele que a vida social acontece. Os costumes do sul, trazidos pelos pioneiros, fazem parte do dia-a-dia até mesmo para quem nasceu em Brasília. Foi na história da família que o veterinário Carmos Triacca encontrou inspiração para compor. A música virou o hino dos agricultores da capital do país.