Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Economista afirma que a inflação deverá subir em 2015

Ricardo Amorim, presidente da Ricam Consultoria, também fala sobre eleições e política cambialMiguel Daoud recebe no Estúdio Rural o presidente da Ricam Consultoria, Ricardo Amorim, para uma conversa sobre as perspectivas políticas e econômicas para 2014. O programa aborda temas como eleições, desempenho da indústria e variação cambial.

Para Amorin, o resultado da eleição para Presidência da República é incerto. Ele analisa que este ano oferece uma série de desafios para o cenário político. A Copa e a onda protestos que possivelmente acompanhará os jogos poucos meses antes das eleições resultarão em muita pressão sobre os políticos em geral e, particularmente, sobre a presidente Dilma.

– Além disso, há uma probabilidade bastante grande de uma crise internacional muito séria nos próximos dois trimestres, que deve provocar alta do desemprego, salários caindo, baixo desempenho do PIB – aponta o consultor.

Daoud e o economista Ricardo Amorim também falam sobre a política inflacionária em 2014 e as projeções para 2015. No ano de 2013 foram tomadas medidas em vários setores visando reduzir a rentabilidade de vários setores, como o elétrico, o financeiro e a mineração, o que levou as empresas e empresários a se retraírem e investirem menos.

– Isso resultou em redução de investimentos. Com desemprego baixo, salários subindo e aumento do crédito, houve aumento do consumo. Sem produção para acompanhar o aumento do consumo, a inflação subiu. Não por acaso, o IPCA de dezembro foi a mais alta inflação mensal em 10 anos.

Amorim acredita que a inflação de 2014 vai ser parecida com a do ano passado, mas a do próximo ano deve ser mais alta. Assista ao programa na íntegra e veja mais análises sobre a economia, a indústria e o câmbio.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile