O economista da Tendências Consultoria Silvio Campos afirma que há sinais de uma provável recuperação da economia brasileira no próximo anos. Nesta segunda-feira, 21, o índice da bolsa de valores, o Ibovespa, atingiu maior patamar da história, com mais de 106 mil pontos.
A alta registrada, segundo o especialista, reflete um melhor da renda variável, que acontece por conta da queda nas taxas de juros que obriga os investidores a apostarem em alternativas mais rentáveis.
Além disso, há uma percepção de que a economia brasileira, apesar de dificuldades, apontam sinais de melhora. No contexto externo, os índices internacionais, como a Bolsa de Nova York, seguem próximas das máximas históricas.
Apesar disso, a empresa ressalta que é preciso considerar os riscos, principalmente que surgem do mercado externo, como o temor com a desaceleração da economia global, inclusive da China, e das tensões comerciais. No Brasil, o cenário político turbulento que acontece no próprio partido do governo coloca incertezas quando se trata da continuidade da agenda de reformas.