Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Efeito das geadas pode frear PIB da agropecuária no 3º trimestre, diz CNA

A questão climática afetou o desempenho da agropecuária e impediu melhores resultados do setor no 2º trimestre deste ano

Para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o desempenho econômico do setor deve melhorar no próximo trimestre, no entanto, a questão das geadas preocupa a entidade, que afirma que o fenômeno climático pode frear o resultado esperado.

“As baixas temperaturas que acometeram as regiões Sul e Sudeste nos últimos meses devem prejudicar o desempenho do PIB da agropecuária no próximo trimestre. As pastagens passaram pela seca, e quando houve certa recuperação, geadas acometeram os pastos, prejudicando ainda mais a situação no setor”, diz um trecho de um comunicado técnico divulgado pela CNA.

Foto: Procafé/ Divulgação

O comunicado avalia o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do 2º trimestre, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira, 1º. O setor registrou queda de 2,8% em relação aos três primeiros meses do ano.

“O resultado da safra de grãos abaixo da safra anterior impediu melhores desempenhos da agropecuária até o momento. A seca afetou fortemente a produção agrícola e pecuária, limitando maiores avanços no PIB do setor”, afirma a CNA.

Na avaliação da entidade, o terceiro trimestre de 2021 deverá contar com a entrada das safras de grãos de inverno, o que deverá trazer bons resultados para a economia. Já a pecuária segue atendendo as demandas domésticas e internacionais, com preços elevados, completa a Confederação.

2021

Segundo cálculos da CNA, a participação da agropecuária no PIB nacional foi de 6,9% no segundo trimestre de 2021, desempenho 0,2% abaixo do trimestre anterior.

A estimativa para 2021, no entanto, é de que o setor agropecuário deverá ganhar participação no PIB do Brasil, podendo atingir até quase 8% do total produzido.

Apesar da queda no 2º trimestre na comparação com o 1º trimestre, a agropecuária apresentou expansão de 1,3% frente ao 2º trimestre de 2020. No acumulado de seis meses, o crescimento é de 3,3% ante o mesmo período do ano passado.

 

Sair da versão mobile