Eleitores de 30 municípios voltam às urnas neste domingo

Três agrocapitais terão segundo turno para eleger prefeitoEleitores de 30 municípios brasileiros voltarão às urnas neste domingo, dia 26. São cidades onde nenhum dos candidatos a prefeito atingiu a marca oficial de metade mais um dos votos válidos para vencer no primeiro turno, no último dia 5. Algumas são agrocapitais, como Londrina (PR), São José do Rio Preto (SP) e Cuiabá (MT).

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a constituição federal só permite segundo turno em municípios com mais de 200 mil eleitores. Dos 30 que se enquadram nesta regra, em todas as regiões do país, 11 são Capitais.

Na região Norte, o eleitor vota novamente em Belém (PA), Manaus (AM) e Macapá (AP). No Nordeste, o segundo turno ocorre em Salvador (BA), São Luís (MA) e também no município de Campina Grande (PB).

Na região Centro-Oeste, a Capital mato-grossense, Cuiabá, tem segundo turno entre Mauro Mendes, do PR e Wilson santos, do PSDB, assim como o município de Anápolis (GO).

Na região Sudeste, os eleitores de São Paulo, Bauru, Guarulhos, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e da agrocapital São José do Rio Preto decidem domingo quem será o próximo prefeito. Nesta última, Valdomiro Lopes, do PSB, e João Paulo Rillo, do PT, estão na disputa. No Estado do Rio de Janeiro, além da Capital, terão segundo turno também os municípios de Campos dos Goytacazes e Petrópolis. Ainda no Sudeste, no Estado de Minas Gerais os eleitores voltam às urnas em Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros. No Espírito Santo, a cidade de Vila Velha elegerá o prefeito.

No Sul do país, os eleitores de Florianópolis e Joinville, em Santa Catarina, Porto Alegre, Canoas e Pelotas, no Rio Grande do Sul, e de Ponta Grossa e da agrocapital Londrina ? onde disputa Antonio Belinati, do PP, e Luis Carlos Hauly, do PSDB ? no Paraná, votam neste domingo.

No primeiro turno, Londrina teve nove candidatos a prefeito. Hauly e Belinati já se enfrentaram em outras eleições, mas o tucano ainda não foi prefeito. Desta vez, Belinati se manteve na disputa, mesmo tendo a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral paranaense, que acatou pedido do Ministério Público. Ele recorreu ao TSE, que não julgou o recurso antes de 5 de outubro. Com isso, os 340 mil eleitores londrinenses aptos a votar foram às urnas sem saber o futuro de Belinati. Mesmo assim, dos 270 mil votos válidos, mais de 98 mil foram para o então candidato impugnado. Hauly ficou com quase 65 mil votos. O TSE julgou e acatou o recurso de Belinati na semana seguinte ao primeiro turno.