Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Elevação do dólar intensifica venda da soja

Maior parte das vendas do grão 2015/2016 ocorre com valor fixado em Real tomando-se por base o dólar futuro do período de entrega

Fonte: Jecson Schmitt/Arquivo Pessoal

A expectativa de novas altas do dólar deve elevar a rentabilidade da soja, com isso, os produtores voltaram a negociar o grão da safra 2015/2016 – com entrega a partir de março.

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o maior interesse é por garantir a receita, dado que parte dos insumos foi adquirida a um câmbio também elevado (ainda que menor que o atual).

A maioria das vendas do grão 2015/2016 ocorre com valor fixado em Real tomando-se por base o dólar futuro do período de entrega. Parte dos produtores, no entanto, ainda precisa concluir as compras de fertilizantes e defensivos para a safra que começa a ser semeada em meados de setembro.

De acordo com o Cepea, nesses casos têm sido fechados muitos negócios de “barter”. Já o que resta do grão 2014/2015 em estoque, e os produtores continuam reservando para venda futura, mesmo sob o risco de que o início da colheita nos Estados Unidos pressione as cotações internacionais. Neste momento, muitos têm dado preferência à venda do milho.

Sair da versão mobile