Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

‘Em 10 anos, Brasil vai se tornar grande fornecedor de alimentos para a Índia’

Projeção é que país ultrapasse 1,3 bilhão de pessoas e se torne o mais populoso do mundo

residente da República Jair Bolsonaro na Índia
Segundo a CNA, o Brasil tem condições de suprir a necessidade de importação de alimentos da Índia. Foto: Alan Santos/Agência Brasil

O Brasil deve se tornar um grande fornecedor de alimentos para a Índia em um período de dez ano. A projeção é do diretor de relações internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gedeão Pereira, que participou da missão oficial do governo ao país. 

“Hoje a população da Índia ultrapassa 1,3 bilhão e em pouco tempo será a maior do mundo. No médio e longo prazo, ela terá que importar alimento de outros países, uma vez que o campo não está preparado para atender esse consumo interno crescente”. 

Segundo ele, o Brasil tem condições de suprir essa necessidade. “A visita do governo brasileiro foi muito importante para estreitar o relacionamento comercial e estabelecer confiança entre os países”, disse. 

Durante a missão, o Ministério da Agricultura firmou cooperação técnica na área de produção animal. O acordo prevê parceria em sanidade animal, capacitação técnica e pesquisa em genômica bovina e intercâmbio mútuo de germoplasma (material genético).

 O Brasil também vai exportar gergelim para o mercado indiano e passará a importar sementes de milho. “Estamos abrindo para a Índia as exportações de semente de milho, levando tecnologia indiana para o Brasil. Isso será muito importante para o começo da cooperação entre os nossos governos”, explicou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. 

Sair da versão mobile