As chuvas registradas na semana passada em boa parte do Brasil deixaram a colheita da safra 2018/2019 de soja um pouco mais lenta. Segundo a consultoria AgRural, mesmo assim, 45% da área cultivada com a oleaginosa no país já foi colhida até a última quinta-feira, dia 21. No ano passado, os trabalhos de campo estavam em 25% e na média dos últimos cinco anos, 27%. O avanço na semana foi de nove pontos percentuais.
Os produtores de Mato Grosso seguem na liderança, com 80% da área já colhida. Em seguida aparecem Rondônia (70%), Goiás (67%), Mato Grosso do Sul (57%), São Paulo (55%) e Paraná (45%).
Embora as chuvas tenham resultado em lotes com umidade entre 22% e 25% em algumas áreas, não houve reportes de avarias ou de perdas na soja que ainda está no campo. Além disso, as precipitações foram bem-vindas em áreas que ainda estão enchendo grãos no Maranhão, Tocantins, Piauí e BAhia (Matopiba), Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
No início de fevereiro, a AgRural reduziu sua estimativa de produção de soja na safra brasileira 2018/2019 para 112,5 milhões de toneladas.
Clima derruba safra de soja e perdas podem chegar a R$ 7 bilhões