Emater concluirá 1,4 mil barraginhas até o final de agosto no Piauí

Construções pretendem controlar possíveis enxurradas e a consequente erosão na região do SemiáridoO governo do Piauí, por meio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) entregará 1,4 mil barraginhas em sete municípios do Piauí. Cada cidade deverá ser contemplada com 200 unidades até o fim do mês de agosto, sendo elas São Raimundo Nonato, Valença, Pimenteiras, Paulistana, Santo Inácio, Francisco Santos e Acauã.

Segundo Jaqueline Hosana, coordenadora de Produção Apropriada da Emater, o ritmo das obras encontra-se acelerado, já que as condições climáticas estão favoráveis para o término das barraginhas.

? Para que possamos construí-las o tempo não pode estar nem chuvoso, nem muito seco, dificultando o andamento das obras em tempo hábil ? argumenta.

A construção das barraginhas tem o intuito de controlar as possíveis enxurradas e a consequente erosão na região do Semiárido. Isto porque a função delas é justamente a de captar água, para que esta, posteriormente, infiltre no solo, proporcionando uma área adequada para o plantio e cultivo das culturas anuais.

Além dos sete municípios em que a construção das barraginhas está em fase de conclusão, serão beneficiados um total de 20 cidades na região do Semiárido piauiense. Entres estas, cinco já tiveram as obras concluídas.

? Mais do que executar a obra, o projeto ainda prevê a entrega de um kit contendo instrumentos que viabilizem a produtividade nos canteiros econômicos ? ressalta Jaqueline ao acrescentar que o kit contém 21 itens, a exemplo de sementes de cultivos anuais.

Após a entrega das barraginhas, bem como dos kits de fomento à produtividade, a Emater ainda destina um técnico com o objetivo de ensinar as famílias a montar e manejar os canteiros econômicos.

? Acompanhamos de perto o desenvolvimento desses canteiros, assim o produtor terá melhores condições de garantir o seu sustento não só no período chuvoso, mas também nas demais épocas do ano em que as chuvas não são tão abundantes ? explica o técnico agrícola Denison Soares.

Para a implementação do projeto, incluindo a entrega dos kits e monitoramento dos canteiros econômicos, o governo do Estado está investindo aproximadamente R$ 3 milhões.

Construção de cisternas e poços cacimbões

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí prevê ainda a construção de cisternas em 15 municípios do Estado, englobando o território do Vale do Rio Guaribas.

? Somente esse projeto contemplará duas mil famílias ? exemplifica a coordenadora de Produção Apropriada da Emater.