Emater indica condições satisfatórias para cultura de trigo no Rio Grande do Sul

Apesar disso, incidência de doenças aumenta e produtores recorrem a fungicidasMesmo com os contratempos do clima, as condições das lavouras de trigo desta safra no Rio Grande do Sul ainda são consideradas satisfatórias, apesar do atraso na evolução das fases, se comparada com anos anteriores. Essas informações constam no boletim conjuntural da Emater/RS.

Em todas as regiões produtoras, a incidência de doenças tem aumentado, levando os produtores a aumentar o uso de fungicidas, quando necessário. Adubações de cobertura com nitrogenados também são utilizadas na tentativa de recuperar lavouras afetadas pelas chuvas recentes. A manutenção das condições meteorológicas vigentes poderá afetar a produtividade média das lavouras, uma vez que estas estão, com mais intensidade, entrando nas fases de floração e formação do grão: fases extremamente sensíveis com relação ao excesso de umidade e à falta de luminosidade.

Com relação à comercialização, a situação segue inalterada para o produtor. Os preços continuam abaixo do que seria razoável, além de serem meramente referenciais, uma vez que os negócios praticamente inexistem. A cotação média da saca de 60kg ficou estabilizada em R$ 21,84, mesmo valor da semana passada.