Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Emater promove encontro de agricultoras familiares na ExpoLondrina

Mulheres rurais aproveitaram o momento para avaliar seu espaço na gestão da propriedadeA agricultura familiar é um dos assuntos discutidos nesta quarta, dia 13, na ExpoLondrina. As mulheres rurais aproveitaram o momento para avaliar seu espaço na gestão da propriedade. Ao todo são 600 agricultoras familiares do Paraná que se reuniram no 4º Encontro de Mulheres Rurais promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

O objetivo das discussões é conquistar o reconhecimento e fortalecer a auto-estima da mulher do campo. As conquistas como Pronaf Mulher e os direitos na previdência social tiveram destaque nas palestras. A assistente social, Rosangela Caldas, afirma que a mulher precisa se enxergar como profissional no mercado.

? Além do trabalho na roça elas fazem o trabalho de casa e muitas delas não conseguem enxergar que são agricultoras. A preocupação da gente é que elas participem mais nas decisões da propriedade ? informa.

A agricultora Celina Gomes conta que durante muito tempo foi considerada apenas dona de casa, mas atualmente conquistou seu espaço como empresária rural. Procurou a prefeitura da cidade de Miraselva, a 55km de Londrina, e conseguiu que as geléias produzidas na sua fazenda fizessem parte da merenda escola do município.

? Atualmente há programas do governo para compra da merenda escolar de agricultores familiares. Estes planos ajudam muito. A mulher agricultora tem que acordar. Muita agricultora pensa em sair da roça para ir para cidade. Para mim na roça só há incentivo, É apenas ter vontade de trabalhar que a terra te dá condições de viver bem ? diz.

O Sistema Brasileiro de Inspeção Integrada (Sisbi) também foi assunto discutido na ExpoLondrina. O Paraná é o único Estado que já assinou o protocolo.

? Antes do Sisbi nós tínhamos três níveis de inspeção: inspeção federal, inspeção estadual e inspeção municipal. De alguma forma nós precisávamos ter uma ferramenta única  que pudesse que o pequeno produtor comercializasse seus produtos a nível de Brasil. Nesta ferramenta nós harmonizamos. Abre o mercado para o produtor, pois ele vai ter controle dos produtos, fazendo com que o produto credibilidade e qualidade ? explica o veterinário do Serviço de Inspeção do Paraná, Abdel Naser.

Sair da versão mobile