No encontro, serão discutidas as políticas públicas voltadas para a juventude rural desenvolvidas pela Emater-MG, pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). De acordo com o gerente regional da Emater-MG em Belo Horizonte, Fabrício Sena de Almeida, são esperados cerca de 600 jovens das cinco unidades regionais pertencentes ao Pólo Central: Belo Horizonte, Sete Lagoas, São João Del Rei, Curvelo e Divinópolis.
O Transformar tem ações embasadas nas diretrizes da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), ao promover a formação da juventude rural como forma de estimular a sua permanência no campo, melhorar a qualidade de vida e incentivar o desenvolvimento de comunidades sustentáveis.
Segundo o presidente da Emater-MG, José Silva Soares, o objetivo do projeto é formar jovens capacitados a gerenciar e conduzir atividades produtivas no campo, inserindo-os de forma sustentável na sociedade.
? Estamos preparando essas pessoas para atuarem nas atividades agropecuárias de forma empreendedora, com lucratividade, sim, mas sem deixar de lado a responsabilidade social e ambiental ? afirma. José Silva participa da abertura do Encontro em Sete Lagoas, onde vai falar das propostas da Empresa para os jovens rurais.
O 1º Encontro de Jovens Rurais da Região Central de Minas contará ainda com as presenças do presidente Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva, e do representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Minas Gerais, Rogério Corrêa. Após a abertura, está prevista a entrega de certificados das capacitações regionais de jovens, seguidas de palestras ministradas pelo gerente da Emater-MG de Belo Horizonte, Fabrício Sena (Gestão social) e de Sete Lagoas, Clóvis Alves Júnior (Cidadania e documentos pessoais).
O evento de Sete Lagoas prevê também momentos culturais, com apresentações de um grupo de dança e dos contadores de história do Morro da Garça.