A unidade experimental para esse projeto, na região de Passo Fundo (RS), é o município de Lagoa dos Três Cantos, a partir de uma parceira com a Prefeitura e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O trabalho está sendo desenvolvido juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa). O município foi mapeado com imagens de satélite, trabalhadas pelos extensionistas.
? Essa é uma unidade de estudo para verificar a possibilidade e as potencialidades dessa ferramenta para os trabalhos da extensão rural ? explicou o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Rudimar Petter.
Segundo ele, através desse Sistema foi possível mapear o município, com informações georeferenciadas sobre infra-estrutura, áreas de culturas, florestas, propriedades rurais, recursos hídricos, estradas e relevo. De acordo com Petter, é possível fazer um refinamento de imagens, para acompanhar todo o desenvolvimento das culturas, desde a implantação das lavouras, o desenvolvimento vegetativo, até o momento da colheita, por exemplo.
Na última semana, técnicos da Emater/RS-Ascar estiveram reunidos em Lagoa dos Três Cantos e realizaram a correção dos limites territoriais do município, o levantamento da rede hidrográfica e do uso do solo. Experiências como essa estão sendo feitas em outras regiões do Estado. Se os resultados forem satisfatórios, esse poderá ser mais um serviço prestado pela Emater/RS-Ascar às Prefeituras.
? Em breve, estaremos fazendo imagens como essas nos municípios de Soledade e Caseiros ? adianta Petter.