No caso do feijão da primeira safra, o Estado deverá ter, novamente, queda na área cultivada com o grão, fato observado a partir da safra 2007/2008. Para o arroz, a tendência mostra uma estabilidade ao redor de um milhão de hectares semeados, fato que ocorre desde a safra 2003/2004.
Quanto à produção esperada inicialmente, a Emater/RS-Ascar parte de rendimentos iniciais que levam em conta o desempenho de cada cultura nos últimos dez anos, considerando sempre os avanços tecnológicos alcançados pelos produtores nesse período. Sendo assim, para o arroz é estimada uma produtividade inicial de 7.040 kg/ha, o que projeta uma produção total de 8,06 milhões de toneladas. Para o feijão, a produtividade inicial fica em 1.190 kg/ha, projetando uma produção total de 88,07 mil toneladas. Para o milho, a produtividade inicial é de 4.190 kg/ha, o que poderá render um total de 4,65 milhões de toneladas do grão para o Estado. Para a soja, que ocupa a maior área semeada, a produtividade inicial é de 2.240, podendo render um total de 9,15 milhões de toneladas.
Em comparação com a safra passada, inicialmente se projeta uma diminuição de 4,8% no total de toneladas produzidas com esses grãos.