Emater-RS eleva projeção da safra de soja do estado

Entidade espera uma produção de 16,344 milhões de toneladas

Fonte: Rufino, RR / Embrapa

A Emater-RS apresentou um levantamento atualizado da safra de grãos do Rio Grande do Sul, que confirma a expectativa de uma colheita recorde de soja no estado. O número projetado para a oleaginosa foi novamente revisado para cima. A entidade espera, agora, uma produção de 16,344 milhões de toneladas. Em março, esta estimativa estava em 16,07 milhões de toneladas e, em agosto do ano passado, em 15,20 milhões de toneladas. 

O presidente da Emater-RS, Clair Kuhn, divulgou os novos números nesta sexta, dia 29, na cidade gaúcha de Santa Rosa, onde ocorre a 21ª Fenasoja. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 23 de abril de 2016 em 328 municípios e corresponde a 80% da área cultivada. 

De acordo com o levantamento, o aumento da área plantada com soja na temporada 2015/2016 foi de 3,92%, alcançando 5,47 milhões de hectares. A produtividade média prevista é de 2,988 mil quilos por hectare, e a cultura, neste momento, está com 85% de área colhida. “Este número (de volume de produção), se confirmado, colocará a atual safra de soja como a maior até hoje obtida no estado”, afirmou Kuhn, lembrando que, em 2014/2015, conforme o IBGE, o RS colheu 15,7 milhões de toneladas.

A Emater ainda está monitorando as áreas mais afetadas pelas fortes chuvas de abril, e os prejuízos desses incidentes mais recentes ainda serão calculados. No entanto, como os danos se concentram basicamente em municípios da metade sul do estado que têm baixa representatividade no total da área plantada no RS, a percepção é de que haverá um grande impacto na economia local, mas um efeito praticamente nulo para o resultado geral da safra de soja gaúcha.

Milho

A entidade também informou uma redução de 12,94% na área plantada com milho, o que já era esperado em função da predileção dos agricultores pela soja. Com o impacto dos problemas climáticos no fim do ciclo, a produtividade esperada desta cultura é de 6,264 mil quilos por hectares, 3,99% menor que a do ano passado. Desta forma, a produção deverá ser de  4,709 milhões de toneladas, um recuo de 16,40% com relação à safra passada.

Arroz

No que se refere ao arroz, o levantamento confirmou uma diminuição de 5,62% na área cultivada. Neste caso, também houve queda de produtividade por conta do excesso de chuvas tanto no plantio como na colheita. Por isso, a produção projetada é de 7,813 milhões de toneladas, 9,98% menor do que a registrada em 2014/2015. A cultura está com 70% da área colhida.

Feijão

Já a produtividade do feijão deve ficar em 1,602 mil quilos por hectare, um número próximo dos maiores índices já alcançados. Deste modo, a previsão é de que a produção aumente em 10,16% em relação ao ano passado, para 66,964 mil toneladas – mesmo com a diminuição de 2,94% na área plantada. Neste caso, apesar de problemas pontuais em decorrência do clima, regiões produtoras importantes, como Caxias do Sul e Erechim, compensaram positivamente com produtividades médias altas.

Com base em todas essas estimavas, a Emater-RS acredita que a safra de grãos de verão do Rio Grande do Sul será de aproximadamente 28,93 milhões de toneladas. A entidade informou que os números apresentados nesta sexta-feira ainda não são definitivos, apesar do alto porcentual de área colhida.