Os preços do milho voltaram a subir na maior parte das regiões na última semana, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Mais uma vez, o impulso é dado pelas exportações aquecidas, que elevam os preços nos portos e influenciam a alta das cotações no interior do país.
De acordo com o Cepea, entre 27 de novembro e 4 de dezembro, o Indicador Esalq/BM&FBovespa (Campinas-SP) subiu 2,6%, fechando a R$ 34,09 a saca de 60 quilos na sexta, dia 4.
Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações brasileiras de milho somaram 4,76 milhões de toneladas em novembro, quase 60% a mais que em novembro de 2014. No acumulado do ano, os embarques estavam em 22,65 milhões de toneladas, 30% a mais que no mesmo período do ano passado.
Soja
Atentos aos baixos estoques da safra 2014/2015 e preocupados com as lavouras 2015/2016, produtores consultados pelo Cepea se retraíram para novos negócios nos últimos dias, o que manteve baixa a liquidez no mercado brasileiro.
Enquanto isso, as exportações continuam em ritmo intenso, atingindo volumes atípicos para este período. No agregado de 2015, os embarques já são recordes e ainda há registros de navios nomeados para carregar o grão até a terceira semana de dezembro. Os preços, por sua vez, também estão em alta na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea.