Embrapa Amazônia Oriental divulga técnica de combate a fungo em pimenta-do-reino

Técnica veio das folhas da planta chamada Nin, de onde se extraiu o agente biológico de combate ao fusárioEstudo da Embrapa Amazônia Oriental encontrou uma forma de controlar a ocorrência de fusário, um tipo de fungo que ataca a lavoura de pimenta-do-reino. O trabalho foi apresentado aos representantes dos países que mais produzem a especiaria no mundo, na 37ª Reunião da Comunidade Internacional da Pimenta (CIP), na última quarta, dia 2, em Belém.

De acordo com a pesquisadora da Célia Regina Tremacoldi, que participou do estudo, não existia forma de controle deste tipo de fungo na cultura. A técnica usada pela Embrapa veio das folhas da planta chamada Nin, de onde se extraiu o agente biológico de combate ao fusário, denominado controle limpo ou alternativo ao químico, que também pode ser usado na agricultura orgânica.

? Assim como a pimenta, a Nin também é de origem indiana e já teve mais de 150 princípios ativos identificados, alguns já são usados como bioinseticida e carrapaticida bovino ? explica a pesquisadora.

A Embrapa vai divulgar a nova tecnologia, no primeiro semestre de 2010, em pólos produtores de pimenta-do-reino do Pará, responsável por 90% da produção nacional.

? Vamos realizar seminários sobre o manuseio do controle limpo, no início da plantação ? concluiu Célia Tremacoldi.