Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Embrapa apresenta custo da produção de frango de corte no Distrito Federal

Documento indica preços de insumos, expectativa de rentabilidade, entre outras informaçõesOs produtores e a agroindústria do Distrito Federal têm desde essa terça, dia 31, a consolidação do custo do avicultor para a produção de frango de corte.

? Este trabalho é um grande passo nas relações entre produtores e agroindústrias, visando contribuir com a sustentabilidade social, econômica e ambiental da produção de frangos ? destacou o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini.

De acordo com o pesquisador da Embrapa, Jonas Irineu dos Santos Filho, o custo de produção foi um trabalho que envolveu a negociação entre produtores, representados pelas suas associações de classe e agroindústria.

? Consideramos os itens de custo do produtor integrado, incluindo mão-de-obra, instalações e equipamentos. Tudo foi muito discutido e analisado ? explicou o pesquisador.

No documento Comunicado Técnico 485, o produtor encontra a caracterização dos sistemas de produção, coeficientes técnicos de produção, preços de insumos e fatores de produção, custo operacional do avicultor, expectativa de rentabilidade e custo de capital.

A metodologia utilizada para elaboração do custo foi proposta pela Embrapa e envolveu painéis com especialistas e profissionais que atuam nas cadeias produtivas. O primeiro trabalho nesta linha foi em Santa Catarina, em 2010.

Talamini representou a unidade no evento de consolidação do custo de produção. Também estiveram presentes na solenidade o diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Maurício Lopes, e o chefe do Departamento de Transferência de Tecnologia, Lúcio Brunalle.

O documento foi elaborado pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia de Santa Catarina, empresa de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em conjunto com representantes da Associação dos Avicultores do Planalto Central (Aviplac), da Associação das Indústrias Avícolas do Distrito Federal (AVEDF), do Sindicato dos Avicultores do Distrito Federal (Sindiave), da Cooperativa Cio da Terra e da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape).

 

Sair da versão mobile