Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Embrapa apresenta nova variedade de semente com tecnologia Bt

Cultivar BRS1001 IPRO deve chegar ao produtor já na próxima safra

Sebastião Garcia | Cascavel (PR)

A Embrapa também vai entrar no mercado de sementes com a tecnologia Bt. A nova cultivar foi desenvolvida pela instituição e foi apresentada no Show Rural Coopavel, no Paraná. A variedade deve estar à disposição dos produtores já na próxima safra.

• Clima prejudica e diminuirá produtividade em Toledo (PR)

O produtor rural Paulo Pinto de Oliveira Filho está muito satisfeito com a soja cultivada nesta safra. Ele ainda não colheu, mas a expectativa de rendimento acima de 70 sacas por hectare. A semente utilizada foi desenvolvida pela Embrapa. É uma soja Intacta, com tecnologia Bt desenvolvida pela Monsanto que tem resistência ao glifosato e tolerância às principais lagartas da soja.

Oliveira Filho cultivou em 600 hectares no centro-oeste do Paraná, cerca de 30 hectares com a cultivar nova.

– No próximo ano eu vou aumentar a área de plantio, tivemos um resultado muito bom – afirma.

O sojicultor participou do lançamento da nova semente Intacta da Embrapa nesta terça, dia 03, no Show Rural Coopavel, no Paraná. A variedade foi batizada como BRS1001 IPRO e é resultado de oito anos de pesquisa. A pesquisadora Divania Lima participou dos estudos.

– Em média, quando a gente trabalha com um material pronto, levamos de oito até dez anos para ter certeza que as combinações feitas darão certo – ressalta.

O novo produto foi cultivado em quatro mil hectares, distribuído entre Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso. Essa área deve render entre 80 mil e 120 mil sacas, que já estarão na próxima safra à disposição dos produtores. E tem um diferencial importante: conta com a experiência e credibilidade da maior instituição de pesquisa agrícola do Brasil

Esse fator, aliás, pesou nas negociações entre a empresa detentora da tecnologia, diz o gerente comercial da Monsanto Fabiano Oliveira. Pelo menos dez empresas trabalham com a soja Intacta no Brasil. A Embrapa é a maior delas.

– Sem dúvida nenhuma, pela tradição e experiência da Embrapa. A expectativa da Monsanto é levar essa tecnologia para mais produtores – comenta Oliveira.

Foram 17 produtores escolhidos para utilizar a nova semente. Eles fazem parte da Fundação Meridional, que coordenou o desenvolvimento da cultivar no campo. Luiz Meneghel Neto é o presidente da Fundação, ele diz que foram 90 toneladas e que a experiência foi um sucesso.

– Essa variedade vai proporcionar ganhos monstruosos ao produtor e esse é o objetivo. Queremos que o agricultor consiga mais receita após a colheita – destaca o dirigente.

No país, 28 milhões de sacas de soja são colocadas no mercado todo ano. Apenas 10% com a tecnologia Bt. Por enquanto, lembra o gerente regional da Embrapa Produtos e Mercado, Luiz Carlos Miranda. Ele se diz orgulhoso da adesão da empresa à nova tecnologia.

– Nós estamos convictos que não é só mais uma novidade, é uma tecnologia que leva boa perspectiva de produtividade para o agricultor – reforça.

Clique aqui e veja o vídeo da reportagem.

>>> Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile