Embrapa celebra 40 anos de atividades em pesquisa

Responsável por desenvolver estudos sobre a agricultura brasileira, instituto é referência para o setorA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) celebra 40 anos nesta sexta, dia 26. Responsável por desenvolver estudos sobre a agricultura brasileira, a Embrapa é hoje referência nacional e internacional para o setor.

– A Embrapa foi criada para resolver o problema da agricultura brasileira. O foco era dentro da porteira e essa continua sendo a grande prioridade. Claro que outros fatores foram inseridos dentro da nossa proposta de pesquisa. Hoje temos uma visão mais ampla dentro da cadeia produtiva também – afirma José Roberto Peres, chefe-geral da Embrapa Cerrados.

Foi com o objetivo de tornar a terra mais produtiva que nasceu a Embrapa, em 1973. Objetivo que é compartilhado por José Dourado, operário de campo da instituição há 26 anos. Dourado lida direto com a terra, do preparo do solo até a colheita. As mais de duas décadas de dedicação exclusiva resultaram em muito conhecimento.

– Se não fosse a pesquisa, a tecnologia, não teríamos essa fartura que temos hoje – comenta o operário.

Com solos diferenciados de norte a sul do Brasil, é preciso conhecer os biomas, as potencialidades e possibilidades de novos cultivos. Para isso, foram instaladas unidades da Embrapa em diferentes regiões do país.

– Todo pesquisador da Embrapa é altamente entusiasmado pelo trabalho que faz, principalmente quando a gente reconhece que hoje o alimento que chega mais barato na mesa do trabalho é resultado do nosso trabalho – conta Jorge Antonini, pesquisador da Embrapa Cerrados.

As pesquisas realizadas pela Embrapa geram o interesse de diversas pessoas entre agricultores, pesquisadores, profissionais da assistência técnica e missões internacionais que procuram a Embrapa para conhecer os resultados dos estudos.

– Nós diariamente estamos em contato com a sociedade, em contato com o produtor, com alunos, com missões internacionais que vêm nos visitar – diz Antonini.

Para o futuro, os desafios da Embrapa são muitos: crescimento da produção com sustentabilidade, potencializar e transferir cada vez mais tecnologia para a agricultura e criar sistemas integrados de produção.

–  O Brasil vai continuar sendo muito mais o que é hoje e vai ser, no bom sentindo, invejado pela tecnologia de produção de alimentos de maneira sustentável. Vai produzir mantendo a Amazônia, mantendo o cerrado. A pesquisa é um privilégio pra quem de fato vive a pesquisa – afirma Peres.

A solenidade em comemoração aos 40 anos da Embrapa foi realizada na noite da última quarta, dia 24, na Sede da Empresa, em Brasília (DF), e reuniu uma extensa lista de autoridades, personalidades como ex-presidentes da instituição e ex-ministros, lideranças do agronegócio, diretores-executivos, além de chefes de Unidades Centrais e Descentralizadas.