Mais de 150 cultivares foram combinadas e melhoradas até chegar à planta ideal. A colheita costuma ser farta em regiões mais secas, com temperaturas acima dos 20 graus, como em Pernambuco e Mato Grosso. A chamada polinização manual ajuda na produtividade.
? É um processo em que o produtor vai pegar a parte masculina, levar até a parte feminina da flor e permitir que essa flor gere um fruto mais pesado, com rendimento de semente maior ? diz o pesquisador Fábio Faleiro.
José confirma o sucesso da técnica. Em um hectare onde planta a variedade, o rendimento chega a 70 toneladas por ano. O maracujá tradicional rende apenas 30.
? É gratificante, você poliniza hoje e no segundo dia já vê o resultado: o frutinho gerando na flor ? diz o produtor de maracujá José Landin.
As mulheres têm mais habilidade para o serviço.
? É um trabalho delicado, maneiro. A maioria das mulheres gostam de fazer o trabalho. Não é cansativo, pesado ? avalia Landin.
A diferença entre a fruta normal e a de tamanho quatro vezes maior é somente física. O sabor é o mesmo!
? O paladar praticamente não muda. O que o consumidor vai observar é que esses híbridos têm uma polpa mais alaranjada, mais forte ? diz Faleiro.
As sementes das frutas gigantes podem ser adquiridas pelo telefone (19) 3749-8888 ou pelo e-mail: [email protected]. Um pacote de 25 gramas custa R$ 90.