A empresa tem um papel importante no desenvolvimento da agricultura nacional. Trabalha com três linhas de pesquisas: ordenamento, monitoramento e gestão em territórios.
Atualmente, a Embrapa conta com 47 unidades em todas as regiões do país e mais de nove mil empregados. A instituição também investe na expansão de laboratórios em várias partes do mundo. Outro ponto forte é a transferência de tecnologias para outros países.
Segundo o balanço apresentado, só no ano passado a Embrapa desenvolveu 110 tecnologias e 140 cultivares, que foram transferidos para a sociedade. Com isso, mais de 90 mil empregos foram criados, com um lucro de R$ 18 bilhões. No mesmo ano, a empresa teve a maior receita da história ? R$ 1,941 bilhão, resultado do Programa de Fortalecimento e Crescimento.
No período da noite, será entregue o Prêmio Frederico de Menezes Veiga, concedido a pessoas que se destacaram na área do desenvolvimento agropecuário. Também será assinado um termo de cooperação técnica com a Vale S/A, para projetos de pesquisas científicas.