Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Embrapa descobre nova espécie de maracujá

Fruta rara foi apelidada de maracujá perna de aranhaMais uma espécie de maracujá foi identificada e está sendo estudada na Embrapa Cerrados, no Distrito Federal. Os pesquisadores acreditam que, além de ornamental, a espécie possa ser consumida in natura.

A planta recebeu o nome de um dos mais antigos pesquisadores da instituição: Passiflora Junqueira, em homenagem a Nilton Junqueira. Uma das curiosidades da nova espécie é que, no período de pré-floração, as aristas, aqueles cabinhos que acompanham as pétalas, ultrapassam o tamanho dos botões florais, lembrando as pernas de uma aranha. Devido a essa característica, a espécie foi apelidada de maracujá perna de aranha.

O gênero Passiflora é o maior da família, reunindo pelo menos 525 espécies. No Brasil, há 141 espécies descritas, sendo 85 exclusivas do país. Ainda há pouca informação sobre o perna de aranha, que até o momento só foi encontrado no Parque Nacional do Caparaó e arredores. Como não apresenta muitos indivíduos, a espécie é possivelmente rara.

Sair da versão mobile